Olha para esse moleque. É lindo demais, deu um trabalho doido para conseguir esse click. Ele é rápido como uma flecha. Quando me dei por vencido ele apareceu ao meu lado e deu esse mole. Por acaso eu estava com a maquina regulada e na posição. Baita sorte. Nunca o tinha visto. Muitas fotos mas todas foram um fiasco só essa prestou. Ele de frente é muito mais bonito, o rabo faz um desenho muito interessante.
Bem bacaninha essa ave e de nome bem engraçado. Apelido de homem galinha "Tico tico no fubá". Esse bicho choca o ovo de uma ave chamada "Godero". Os ovos do Tico tico são jogados fora e os Godreos pões os seus no lugar. Quando os filhotes nascem o Tico tico os sustemtam como se fossem seus. Detalhes: Os goderos são grandes e de cor preta e os filhotes são o dobro do tamanho do Tico tico. Os Goderos também são bonitos, tão pretos que chegam a ser azulados, mas é uma sacanagem o que fazem com os Tico ticos. Natureza perfeita, essa é boa.
É assim que conheço esse pássaro e com esse nome. Sé alguém souber o real nome dele, por favor, me informe. Quando ele está irritado essas penas vermelho sangue abrem, como um leque na cabeça, e as bicadas começam. Difícil é fotografar o penacho aberto.
Nossa amiga é bem alta e dá um show na natureza. Não sei o nome dela aínda não se preocuparam com esse detalhe lá no Paque Pedra Azul, no futuro quem sabe.
Curioso mas esse é o mome. De perto é possíve ver que ela apesar da beleza é muito frágil. Se fixa na pedra e faz uma batata, se um desavisado se apoiar nela para segurar, ela se solta por não possuir sustentação sufuciente. Aí está o abismo!
O grande lance no Parque Pedra Azul é poder respirar um ar 100% puro. A prova disso é esse líquen, rosa e amarelo, que só aparecem em lugares com essa característica.
Para surpresa da fotografia, após ampliar essa foto (2 clicks sobre ela), pude perceber que na altura da cabeça/pescoço do Lagarto, na Pedra Azul, existe uma caverna que dá acesso logo na extensão a sua frente. Um belo lugar a ser explorado!
Está jaulo foi feita para capturar a onça pintada que assustava moradores da região do Forno Grande. Ela chegou a capturar e matar alguns animais da região, como vaca, cabrito etc. Alguns crânios de animais estão expostos no parque. A jaula não resistiu e a pintada fugiu. Porém, deixou dois dentões para trás. Depois disso nunca mais foi vista ou atacou outros animais. O que será que aconteceu com a coitada?
Arte da Fotografia:
Fotografar é prender no tempo a luz de uma realidade. É eternizar, enquanto durar, a captura do momento.
*************************************
Um apaixonado pela natureza pensa que:
A devastação das florestas, a poluição das águas o extermínio das espécies a poluição ambiental, são alguns sinais que e a humanidade não está dando o devido valor ao planeta, e tudo que ele quer em troca é que vivemos em paz.
Estamos induzindo a Terra a caminhar em passos largos para uma insustentabilidade ambiental. Meio Ambiente é dever de todos.
Já é hora de mudarmos nossas atitudes em relação à vida e criarmos um modelo racional de preservação dos recursos, esses que o planeta generosamente nos dá, assim estreitando nossa relação cada vez mais com toda biodiversidade.
Quando esse dia chegar, estaremos em equilíbrio e teremos encontrado a paz tão sonhada.
Wekler Marcos Morra